O ano de 2023 chega ao fim e com ele as perdas de diversas personalidades marcaram o ano. Entre atores, cantores, atletas, artistas e políticos, as mortes se estenderam para além do Brasil. Nomes como Rita Lee, Matthew Perry, Palmirinha e Lisa Marie Presley, tomaram a mídia com seus trabalhos e contribuições, deixando saudades.
Veja mortes que marcaram o Brasil em 2023
🕊️ No Brasil lendas como Rita Lee, conhecida como a rainha do rock brasileiro, morreu no dia 8 de maio. Ela vinha lutando contra um câncer de pulmão desde 2021. Ela tinha 75 anos e morreu em casa.
A jornalista Glória Maria, morreu no Rio de Janeiro no dia 2 fevereiro, aos 73 anos. Em 2019, ela foi diagnosticada com um câncer de pulmão e metástase no cérebro. Jornalista, repórter e apresentadora, Glória Maria nasceu no Rio de Janeiro na década de 40.
No dia 7 de agosto, morreu a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos. Ela era conhecida pelo papel no programa de comédia “Sai de Baixo”. A artista estava com câncer no pulmão, que foi diagnosticado ao fim do ano de 2022.
A cozinheira e apresentadora de TV Palmirinha Onofre morreu no dia 7 de maio, aos 91 anos. Segundo informações divulgadas por familiares nas redes sociais, ela teve um agravamento de problemas renais crônicos.
Luiz Szchavon tecladista e fundador da banda RPM, o músico morreu no dia 15 de junho, aos 64 anos, após enfrentava uma doença autoimune há mais de 4 anos e teve complicações na última cirurgia de tratamento.
No mundo das novelas brasileiras, a atriz Neusa Maria Faro morreu em 7 de julho, aos 78 anos. Conhecida por novelas da Globo, ela atuou em alguns sucessos como “Alma Gêmea”, “Morde & Assopra” e “Amor à Vida”. Neusa estava internada em um hospital, e morreu devido a complicações por trombose.
Ícone brasileiro, a atriz Lolita Rodrigues, morreu no dia 5 de novembro, aos 94 anos, em João Pessoa. Ela estava internada e faleceu em decorrência de complicações por uma pneumonia.
Marcio André Nepomuceno Garcia, conhecido como MC Marcinho, morreu aos 45 anos, no Rio de Janeiro, no dia 26 de agosto. Dono do hit “Glamurosa”, o músico estava internado e lutava contra complicações cardíacas.
O influenciador digital, de 37 anos, PC Siqueira, morreu no dia 27 de dezembro e foi encontrado morto em seu apartamento na zona sul de São Paulo. PC foi um dos primeiros “vloggers” a fazer sucesso no Brasil e apresentou programas de TV.
Elizangela do Amaral Vergueiro, conhecida por sucessos em produções como as novelas, Força do querer”, “A Dona do Pedaço”, “Pecado Capital”, morreu no dia 3 de novembro, após devido a uma parada cardiorrespiratória após ser atendida pelas equipes do SAMU.
O empresário e ex-piloto Alexandre Negrão morreu aos 70 anos, em São Paulo, dia 24 de maio. Alexandre foi fundador da Medley, um dos maiores laboratórios de medicamentos genéricos do Brasil. A causa do óbito não foi informada, mas ele lutava contra um câncer.
Mortes Internacionais em 2023
🕊️ Se estendendo para fora do país, as mortes de Tina Turner, do lendário cantor Tony Bennett, do artilheiro da Copa do Mundo de 1958, Just Fontaine, o ator Matthew Perry, da série “Friends”, Lisa Marie Presley, filha única de Elvis Presley e outros marcaram 2023.
Tina Turner, uma das cantoras mais icônicas dos Estados Unidos, morreu no dia 24 de maio, aos 83 anos. A cantora morreu após lutar contra uma longa doença.
Lenda do pop e do jazz americano, Tony Bennett morreu no dia 21 de julho, aos 96 anos. O cantor foi diagnosticado com Alzheimer em 2016, mas continuou se apresentando até 2021.
No mundo do esporte, o ex-atacante da seleção francesa Just Fontaine morreu dia 1º de março, aos 89 anos. O dono de um recorde no futebol, o jogador foi o que mais marcou gols durante uma Copa do Mundo, ao todo 13, em apenas uma edição de Copa do Mundo, que vigora até hoje.
Matthew Perry, o ator, conhecido por viver Chandler Bing em “Friends”, morreu aos 54 anos em 28 de outubro. Perry foi encontrado morto em sua própria casa. Segundo o site TMZ, a suspeita é que o ator tenha se afogado em uma jacuzzi.
Lisa Marie Presley, filha da lenda do rock Elvis Presley, a americana morreu no dia 12 de janeiro, após sofrer um ataque cardíaco em Los Angeles. Segundo o site TMZ, Lisa Marie recebeu primeiros socorros ainda em casa, mas não sobreviveu.
Michael Gambon, o famoso ator irlandês, morreu no dia 27 de setembro, aos 82 anos, após uma pneumonia. Mais conhecido por sua atuação como o Dumbledore, na série de filmes de Harry Potter, ele teve uma longa carreira no teatro, chegando a atuar na Broadway.
A cantora Sinead O’Connor, morreu no dia 26 de julho, aos 56 anos. A causa da morte não foi informada. A artista enfrentou “anos de batalhas por sua saúde mental”, segundo relato divulgado pelo portal inglês Daily Mail.
Steve Harwell, o ex-vocalista do Smash Mouth, ficou conhecido por sucessos como “All star” e a famosa trilha do filme “Shrek” (2001). Ele morreu aos 56 anos, no dia 4 de setembro.
No mundo dos cientistas, Ian Wilmut, o cientista britânico que criou a ovelha clonada Dolly, morreu aos 79 anos, no dia 10 de setembro.
Mortes em Minas Gerais
🕊️ Em Minas Gerias, o ano de 2023 perdeu nomes importantes, como Alberto Pinto Coelho. O ex-governador de Minas Gerais, foi também presidente da Assembleia Legislativa do estado e morreu aos 78 anos, no dia 20 de novembro. Segundo amigos próximos, ele fazia tratamento contra leucemia há três anos.
O empresário Leonardo Almeida Duarte, de 43 anos, proprietário do Restaurante do Porto, em Belo Horizonte, morreu no dia 15 de dezembro em um acidente de moto.
Morreu aos 99 anos o cantor Carlos Gonzaga, um dos pioneiros do rock brasileiro. A morte foi anunciada no dia 25 de agosto. Ele estava hospitalizado em Velletri, na Itália.
Leia mais:
Relembre cantores gospel que morreram ou sofreram graves acidentes em 2023