Natural do Rio Grande do Sul, Ignácio Luz cresceu em uma família bastante musical e viu a aptidão para as artes surgir desde a infância. Mas o cantor de 28 anos se dedicava à criação de pôneis quando foi chamado para viver Nando Galego em Terra e Paixão, sua primeira novela. “Costumo dizer que sou 50% artista e 50% criador de cavalos, que é a minha grande paixão também. Só que eu estava muito explorando essa essa parte de criador”, conta ele ao Notícias da TV.
O rapaz canta desde pequeno e tem o pai como referência. “Meu pai gosta de cantar músicas nativistas gaúchas e toca vários instrumentos. E o meio que sempre frequentei são essas exposições agropecuárias, porque a gente sempre foi envolvido com cavalos. Isso me despertou muita vontade”, detalha.
“Graças a Deus, eu tive aptidão para música. Fui desenvolvendo e gostando, faz parte de mim. Não é uma coisa que faço de propósito, eu faço porque realmente é o que eu sou”, afirma.
Já o interesse pela atuação começou quando ele assistia aos folhetins ainda na infância. “Algumas novelas, como América [2005], que tinha o Touro Bandido, que tinha essa coisa rural. Eu falava: ‘imagina fazer uma novela que retrate praticamente o que eu vivo, fazer um personagem assim’. Mas era algo muito distante para mim, não era uma coisa que eu realmente achava que faria um dia na vida”, explica.
Luz foi morar no Rio de Janeiro em 2016 para estudar canto sertanejo e teatro. Ele conta que “pegou gosto” pela atuação depois de protagonizar o musical italiano Giovanna – Um Amor que Atravessa Vidas (2017).
“A paixão pela música veio primeiro, porque é uma coisa do meu convívio. Depois, quando conheci o teatro e o ramo da atuação, aí que realmente a coisa foi ficando grande em mim. Me sinto muito honrado de estar fazendo essa novela porque é meu primeiro papel”, resume ele.
Repercussão
Logo em sua estreia na TV, o artista tem se surpreendido com o carinho do público. “Já fui parado pedindo para dançar no aeroporto. Sou reconhecido, principalmente, quando volto para minha cidade no Rio Grande do Sul. A galera assiste muita à novela”, conta.
Ele também sentiu o impacto no número de seguidores nas redes sociais. “As pessoas comentando minhas fotos, meus vídeos, me elogiando, me parabenizando. Isso mudou muito, eu sinto realmente que a novela tem uma força gigantesca”, afirma.
A beleza do intérprete também é notada pelas fãs mais assanhadinhas. “É inevitável, sempre vem esses elogios. Eu adoro receber mensagens… Uns nudes acontecem, eu dou risada, acho legal”, diverte-se.
“Tem pessoas que mandam mensagens todos os dias. Dão ‘bom dia’, ‘boa noite’, ‘te amo, meu amor’. Eu fico pensando: ‘Gente, como é que pode?’. Eu nem sou tão conhecido assim e já tenho fãs. Eu me sinto muito honrado, que legal que está acontecendo”, valoriza.
Próximos passos
Luz também já pensa qual rumo seguirá após o fim da novela em 2024. “Ser cantor é o dom que eu mais tenho domínio, digamos assim. Porque é uma coisa que faço já há bastante tempo. Eu entrei na novela por isso, tenho as músicas autorais, sei fazer o que faço”, reflete.
“Atuação é um eterno aprendizado, não existe um ator que fala ‘eu sou bom em tudo já, não preciso mais’. Atuar é uma coisa muito complexa, porque cada personagem tem uma história, um tom, uma questão, um problema. Então tem que trabalhar e estudar muito. E eu estou em aprendizado. Eu tive essa grande oportunidade de interpretar o Nando e quero fazer outros papéis. Tenho muita vontade de fazer uma série, uma novela ou um filme”, arremata.