Lewis Hamilton está à beira de uma mudança para a Ferrari em 2025 para substituir Carlos Sainz, apesar de ter concordado com uma extensão de contrato no ano passado para mantê-lo na Mercedes, que faz o mundo da Fórmula 1 tremer.
Hamilton foi associado à mudança de Maranello em diversas ocasiões e especulações pareciam surgir cada vez que o piloto estava no meio de negociações de um novo acordo com a Mercedes.
Os rumores de que Hamilton se juntará à Scuderia desta vez parecem mais concretos, dado o momento.
A Ferrari concordou recentemente com uma extensão de Charles Leclerc por “mais algumas temporadas”. E parece que Hamilton tem a papelada para permanecer na Mercedes nas temporadas de 2024 e 2025 após sua última prorrogação. Mas o que inicialmente se pensava ser um acordo de dois anos poderia, em vez disso, ser um acordo 1 +1 com cláusulas de saída no final da primeira parte. Neste caso, o final da próxima temporada.
Ter condições para sair mais cedo não garantiria necessariamente uma troca para a Ferrari. Isso daria a Hamilton a opção de se aposentar mais cedo do que o planejado ou pelo menos a possibilidade de se livrar da Mercedes.
Embora Hamilton pilote pela Silver Arrows desde 2013 e as duas partes tenham conquistado seis títulos de pilotos e oito de construtores juntos, a revisão das regras de efeito solo de 2022 fez com que a equipe tropeçasse.
Em uma tentativa de recuperar sua antiga glória e perseguir a Red Bull, o diretor técnico James Allison retornou ao papel prático, assumindo mais uma vez o cargo de diretor técnico. Ele também assinou um novo contrato nas últimas semanas.
Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images
Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, talk after the race
Mas dado que a Mercedes se adaptou mal às novas regras com sua arquitetura sidepod e depois perseverou com o conceito novamente em 2023, o W15 que será lançado este mês marca uma grande redefinição de design. Se a nova direção não trouxer um grande impulso à sorte competitiva da equipe, reduzirá os riscos para Hamilton caso ele queira se separar.
Com Hamilton recentemente comemorando seu 39º aniversário, o tempo está se esgotando caso ele queira realizar o sonho de um piloto de F1 mudando-se para a Ferrari – mesmo que a equipe italiana não esteja necessariamente em melhor posição para lhe entregar o recorde de oito títulos mundiais. Se ele aceitar que a Red Bull está muito à frente para ser pega por qualquer rival no futuro imediato, então a atração emocional pode ser motivo suficiente para se mover.
Certamente, Elkann nunca escondeu a sua admiração por Hamilton. E conseguir essa assinatura marcaria um grande golpe para ele e para a Ferrari e aumentaria seu apelo, o que, por sua vez, ajudaria o chefe da equipe, Fred Vasseur, em sua contínua campanha de recrutamento para reforçar o esgotado departamento técnico.
A situação contratual do atual piloto da Ferrari, Carlos Sainz, também se encaixaria com a mudança de Hamilton para a Ferrari. O contrato do espanhol termina no final desta temporada e ele deixou claro que, idealmente, deseja que o seu futuro seja decidido antes do início da nova temporada. Esse é um luxo que agora foi concedido a Leclerc, mas não a Sainz.
As negociações se arrastaram. Sainz – tendo se saído bem contra Leclerc em suas três temporadas como companheiro de equipe – parecia estar em uma boa posição para negociar um salário mais alto e um contrato preferencial de dois anos. Acredita-se que o piloto que deseja essas condições muito melhores esteja por trás dos atrasos no anúncio do contrato. Mas a alternativa é que a Ferrari já estava de olho em outra opção sensacional.