4 coquetéis para brindar nas festas de fim de ano | Lifestyle


As festas de fim de ano tem tudo a ver com espumantes. Disso já sabemos. As borbulhas fazem parte dos nossos rituais, assim como abrir aquela champagne para marcar a virada de ano, de tempos, de vida. O barulhinho da rolha que sela tudo. Mas com os coquetéis cada vez mais fazendo parte das nossas vidas – e das nossas festas – muita gente anda pensando em incorporar uma ou outra receita para celebrar.

Mas aí vem aquela dúvida – seguida “daquela preguiça” de fim de ano. Aquela sensação de mistura de fim de ano com fim de mundo que a gente não sabe nem que roupa vestir, quem dirá que receita de drink a gente vai fazer. E a gente sempre pensa no trabalho extra que é preparar algo quando já tem tanta coisa para pensar. Amigo secreto, festa da firma, presentinhos e lembrancinhas, o peru, a sobremesa, a árvore, as crianças… e os drinks? Mas acredite: as receitinhas abaixo além de fáceis podem ajudar muito sua vida – algumas são de drinks para compartilhar que você pode deixar pronto um dia antes e nem precisa ficar servindo. Outras são dicas de coquetéis que você pode deixar as pessoas montando numa bancada que além de tudo fica lindo, criativo e delicado.

Além de todas as dicas e receitas abaixo, caso você vá servir drinks com bases apenas alcoólicas – caso do Negroni, por exemplo – você pode montar garrafas maiores, multiplicando a receita, e colocar já pronto para cada um se servir. Para além da festa, as garrafas bem preparadas e bonitas rendem bons presentes, já pensou nisso?

Seja como for, faça seus rituais, abra sua champanhe, prepare seu drink e celebre a passagem de mais um ano com brindes. O brinde – esse sim é obrigatório. Saúde!

Esse drink é inspirado no clássico Bellini, mas usa a calda do pêssego em vez do purê da fruta, o que facilita bastante. Quer uma boa dica? Use a calda da fruta que tiver: figos, ameixas, enfim… vai combinar bastante. E você pode aproveitar o espumante que já vai estar lá para a festa.

  • 50 ml de calda de pêssego (ou da fruta que preferir)
  • 150 ml de espumante brut

Coloque os ingredientes previamente gelados em uma taça flute e decore com uma fatia de pêssego em calda.

O ponche é uma receita bem versátil e você pode adaptar ai com o que quiser, ele geralmente leva 5 ingredientes: uma parte mais azedinha – limão, cítrico, enfim, uma parte doce – xarope, açúcar, licor três partes de ingrediente mais forte que pode ser a bebida, gim, etc… e uma parte de algo mais fraco que pode ser suco, chá, etc. E a quinta parte são as especiarias, ervas e frutinhas. Use a imaginação!

Esse é daqueles drinks para não se preocupar na festa inteira: dá para servir em uma poncheira, ou em uma jarra bonita, sirva onde quiser e ainda faça uns potinhos com frutas e especiarias para cada um decorar como quiser. Fica festivo, lindo e prático!

Para não ficar monotemático de espumante, trocamos as borbulhas pela tônica.

  • 150 ml de gim
  • 250 ml de vinho rosé
  • 100 ml de xarope de frutas vermelhas
  • 200 ml de chá de hibisco
  • 1 litro de água tônica

Em uma jarra ou poncheira, coloque gelo e coloque os ingredientes. Misture e decore como quiser. Sirva com morango, amoras, frutas diversas, alecrim e laranja em potinhos na mesa para cada um montar do jeito que gosta. Se quiser, use gelos decorados, vai ficar lindo. Rende 1,7 litros e você pode servir em copinhos, taças ou xicaras

A batidinha é democrática e todo mundo ama. Dá para servir em tacinhas bonitas e fica um super drink de boas vindas.

  • 100 ml suco de caju
  • 30 ml de limão
  • 70 ml cachaça
  • 50 ml cajuína
  • Rende 5 porções de 50 ml cada

Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira – ou no liquidificador – e sirva em garrafinhas bonitas, nas licoreiras de cristal que a gente raramente usa, e coloca as tacinhas de licor pra jogo para servir a batidinha em uma noite especial. Pode ser como aperitivo, de entrada, ou com os digestivos. Uma delícia só.

Para quem nao dispensa uma folha de louro na carteira, a boa dica é usar as ervas da sorte também nos drinks.

  • 5 folhas de manjericão
  • 2 folhas de hortelã
  • 50 ml de gim
  • 10 ml de xarope de açúcar
  • 20 ml de limao siciliano

Bater todos os ingredientes numa coqueteleira. Servir em copo baixo com gelo grande. Decorar com folha de manjericão.

Dica extra: outra dica que eu adoro para as festas de fim de ano – e para as festas, em geral – é fazer uma bancada de gim tônica. Você deixa a garrafa, as tônicas – pode usar uma variedade delas, com sabores, etc – e os medidores e as taças. Aí coloca várias opções de guarnição: hortelã, alecrim e manjericão frescos; frutas cortadas; geleias diversas; saquinhos de chá e até licores. Tudo para cada um montar seu gim tônica como quiser, e ainda deixa lindo e divertido.

Nota: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Vogue Brasil.



Source link